Parabéns, FUPE! 80 Anos de História

26/09/2014 11:12

::Parabéns, FUPE! 80 Anos de História
Fundada em 1934, entidade reconquista respeito e credibilidade em seu aniversário
data: 18/9/2014 | fonte: Comunicação FUPE

A Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) completa 80 anos. Fundada em 1934, a FUPE chega a 2014 com um importante legado na construção e fortalecimento do esporte universitário paulista e brasileiro. Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a FUPE transformou-se na principal potência esportiva universitária do país. Em suas quadras, piscinas, pistas, tabuleiros e tatames estiveram alguns dos principais nomes do esporte nacional como Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo - bicampeão olímpico em 1952/56), Aurélio Miguel (Judô – campeão olímpico 1988), Oscar Schimidt (Basquete – campeão dos Jogos Panamericanos 1987), Hortência (campeã mundial 1994), Magic Paula (Basquete – campeã mundial 1994), William (Vôlei – vice-campeão olímpico 1984), Marcelo Negrão (Vôlei – campeão olímpico 1992), Claudio Kano (Tênis de Mesa – campeão Panamericano) e Arthur Zanetti (Ginástica – campeão olímpico 2012), dentre muitos outros.

Em sua retomada, em 2012, após anos de descaso que culminaram com a perda de sua sede na Zona Norte da capital paulista, a FUPE elegeu Aurélio Miguel para comandar a entidade no quadriênio 2012/2016, baseada na expansão de suas atividades esportivas rumo ao interior e litoral, qualidade de suas competições e equilíbrio administrativo e financeiro.

Em pouco mais de 2 anos, a FUPE saltou de apenas 3 entidades filiadas para mais 100 instituições, conseguiu patrocínios fixos e pontuais de grandes empresas como Hypermarcas/Gelol, Vivo, Devassa, Piraquê e Kagiva, Agência Namosca e Swen Sports abriu as Conferências regionais da Baixada Santista, Grande Campinas, Vale do Paraíba, Grande Ribeirão Preto, Grande Prudente.

No campo administrativo, a entidade equacionou débitos fiscais e tributários nas esferas municipal, estadual e federal. Para Aurélio Miguel, ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Assumimos a entidade em uma situação delicada, mas tivemos a confiança e parceria das Atléticas, Universidades, Federações e empresas que acreditaram em nossa proposta. Este crescimento que apresentamos neste curto período nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, disse o dirigente.

História - Em 1934, o Ensino Superior em São Paulo passava por momentos importantes. Naquele ano era criada a Universidade de São Paulo (USP).  Neste mesmo ano, no dia 18 de setembro, nascia a FUPE. Era a oportunidade para a aglutinação, em eventos esportivos, de tradicionais Faculdades então existentes. Participaram do ato de fundação da entidade a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Faculdade de Medicina/USP, a Escola Politécnica/USP, a Escola de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ), a Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, e a Faculdade de Farmacia e Odontologia da USP.

A FUPE, entidade máxima do esporte universitário paulista é considerada de Utilidade Pública (Lei nº 1878/52 e Utilidade Pública Municipal pelo Decreto nº 25.451/88, tem representatividade estadual e nacional. É filiada à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), de acordo com o decreto nº 981 de 11 de novembro de 1993, do Presidente da República, que regulamenta a Lei nº8.672 de 06 de Julho de 1993, que institui normais gerais sobre o Desporto no Brasil.